Conteúdos
MENTALIDADE
Sem uma mentalidade adequada você não chegará a lugar algum relevante
Como já falamos antes na apresentação do PROJETO SERANTIFRÁGIL, a sua mudança e construção de uma vida mais independente deve ser realizada em algumas etapas.
Começar pelo Mindset e Educação financeira faz-se necessário para prover a base que sustentará toda e qualquer mudança que você desejar. A nossa necessidade primordial é a sobrevivência e isso proporcionará te fortalecer frente aos agentes estressores e remover as suas fragilidades.
Sem essa base formada, qualquer momento de dificuldade pode e geralmente faz resultar na inviabilização da maioria dos projetos de vida.
Por exemplo, você deseja mudar e melhorar sua vida, mas a falta de dinheiro, comida, emprego, visão de boas oportunidades ou puramente saber qual caminho seguir te paralisa e impede de dar o primeiro passo em uma direção que transformará sua vida em uma condição melhor.
Mais importante do que conhecer muito sobre Educação Financeira, DOMINAR SUA MENTALIDADE (ou se preferir, seu mindset) será fundamental para ser capaz de manter seu percurso apesar das barreiras ou instabilidade que a vida certamente trará ao seu caminho.
O que é mentalidade ou mindset?
MINDSET é o termo inglês para o que vamos chamar aqui de MENTALIDADE.
Ela é a CONFIGURAÇÃO DA MENTE caracterizada por um conjunto de:
- pensamentos
- comportamentos
- atitudes
- padrões de respostas:
- aos agentes estressores
- as perdas
- aos fracassos
- as falhas
- ao insucesso
Corresponde ao conjunto de ferramentas que você tem disponível como resultado da sua formação como pessoa e quais valores subjetivos você dá aos significados dos eventos que ocorrem na sua vida.
A formação da nossa mentalidade é moldada na primeira infância, sob muita influência do ambiente familiar em que nos inserimos.
Quanto mais engessada e ensinada a não tolerar fracassos, menor será a capacidade de expansão e desenvolvimento pessoal e profissional que o indivíduo terá. A boa notícia é que isso não é uma sentença de morte imutável, pois somos capazes de modificar esse padrão ao longo do tempo.
Qual a importância de desenvolver a sua mentalidade
Influência direta e indiretamente em suas decisões cotidianas. Ela pode ser aplicada tanto em sua vida PESSOAL, quanto na sua vida PROFISSIONAL.
As lições mais importantes são:
- Aprender a lidar positivamente com o fracasso
- Entender que o insucesso NÃO é o fim do processo
- Veremos que qualquer habilidade pode ser desenvolvida quando se constrói uma mentalidade adequada
O impacto das crenças limitantes na sua vida
As crenças e os pensamentos limitantes surgem geralmente na sua infância e na sua adolescência e pode durar eternamente caso não sejam quebrados esses conceitos construídos em sua mente. Comumente, estas são consequências de situações e/ou afirmações de outros nesse período.
Elas podem te impedir de tomar decisões mais adequadas sobre suas estratégias que possam te levar ao controle da sua vida.
Um exemplo muito comum são os indivíduos que têm medo de colocar dinheiro na bolsa de valores pois já ouviram muitas histórias de pessoas que perderam todo seu dinheiro, imóveis e destruíram suas famílias como consequência disso. A partir disso, nunca mais buscam conhecimento e explicações sobre quais foram os erros e como é o real funcionamento desses investimentos.
Em nosso PROJETO SERANTIFRÁGIL esse será um foco de ação. Prover o conhecimento necessário não só para quebrar essas crenças limitantes, como também construir um conhecimento de base que o tornará, de forma autodidata, apto para fazer as melhores escolhas no seu caminho de mudança e construção da sua independência financeira.
Quais são os tipos de mindset?
Veremos abaixo quais são os tipos, segundo a psicóloga Carol Dweck, da Universidade de Stanford.
Ela apresentou em seu livro de 2006 “Mindset: a nova psicologia do sucesso” o resultado do seu trabalho dentro da psicologia social com ênfase no estudo da motivação, personalidade, desenvolvimento e teorias da inteligência.
Ela descreve dois tipos de mentalidade (fixa e de crescimento) e suas consequências no desenvolvimento do indivíduo desde a sua infância e na forma em lidar com o sucesso e fracasso.
1 - Mentalidade fixa
Aqueles com a MENTALIDADE FIXA CONSTROEM UMA IDENTIDADE COM O FRACASSO. Encaram como um desafio a ser transposto e não como uma situação ou oportunidade.
Acreditam que todos nascem com QUANTIDADE LIMITADA DE HABILIDADES possíveis e, por esse motivo, não há motivos para considerar superar os limites.
Para estes, o ESFORÇO é atribuído aos fracassados, uma vez que os vencedores, na visão deles, têm acesso garantido ao sucesso. Além disso, o seu esforço seria um reflexo direto de quem são e não como um indicativo de como realizam suas tarefas. Esses conceitos trazem como consequência uma mínima confiança de que qualquer esforço resultará em alguma diferença no resultado final.
Um comum exemplo de um adolescente em época escolar com mentalidade fixa ao se deparar com uma nota baixa em prova. Esta é a prova da falta da sua inteligência e de que não há valor em estudar mais. Esse fluxo de pensamento gera reforços positivos sobre sua incapacidade e congela o seu desenvolvimento pessoal e, futuramente, profissional.
- Aprender a lidar positivamente com o fracasso
- Entender que o insucesso NÃO é o fim do processo
- Veremos que qualquer habilidade pode ser desenvolvida quando se constrói uma mentalidade adequada
2 - Mentalidade de crescimento
Aqueles com a METALDADE DE CRESCIMENTO enxergam o FRACASSO como o RESULTADO OCASIONAL e não com o fim do processo. Tem consciência que ninguém nasce um gênio e que não existe predestinação tanto ao sucesso quanto ao fracasso.
O talento faz parte da natureza humana onde saber IDENTIFICAR SUAS POTENCIALIDADES e se desenvolver por meio do esforço e conhecimento é uma característica daqueles com mentalidade de crescimento.
O esforço é entendido como parte intrínseca do processo. Por saber disso, estes compreendem que grande parte do sucesso é atingido pelo esforço da repetição física e do conhecimento.
Assim, na grande maioria das vezes torna-se possível desenvolver diversas potencialidades e atingir as diversas metas do desenvolvimento e do planejamento de vida desses indivíduos. Essas potencialidades podem ser ativadas por educação, paixão e esforço.
Obviamente, há um limite biológico nessa história. Por exemplo, um anão não será o melhor jogador do campeonato americano de basquete por mais esforçado com a maior mentalidade de crescimento. Mas se esse fator não for impeditivo, conduzir o seu desenvolvimento com essa mentalidade, aumenta as suas chances de atingir as suas metas.
Uma grande característica desse grupo de pessoas é de que elas são capazes de avaliar de forma mais justa os seus pontos fortes e fracos por possuir uma autopercepção mais aguçada.
Conceitos da Psicologia do Sucesso
Primeiro passo é identificar qual é o tipo do seu Mindset (Mentalidade) que você possui hoje. Acabamos de discuti-los no item anterior.
A sociedade valoriza e preza pelo talento nato. Não há nenhum discurso circulando de que as potencialidades podem e precisam ser trabalhadas. Na famosa fábula da corrida entre o coelho e a tartaruga, sob a lente da visão atual, ninguém quer ser a tartaruga esforçada. A maioria busca o ganho imediato com mínimo esforço, mesmo que na fábula o coelho não vence a prova. Na psicologia do sucesso, ele é atribuído àqueles que trabalham de maneira constante.
O esforço não é a única variável determinante, mas um conjunto de fatores psíquicos, sociais e físicos. Apenas o mindset de crescimento leva ao desenvolvimento de todas as suas potencialidades.
A equação que resume o desenvolvimento pessoal/profissional com uma mentalidade de crescimento pode ser apresentada da seguinte forma:
AÇÃO + ENFRENTAMENTO DO PROCESSO + RECOMEÇAR NA FALHA
= CRESCIMENTO + SUCESSO
Conversão para o Mindset de Crescimento
Os seguintes itens abaixo auxiliam nesse processo:
- Entender que não será uma mudança instantânea
- Maior receptividade para o esforço
- Identificar os fracassos como oportunidades
- Atitudes do dia a dia que geram as mudanças em:
- comportamento
- comunicação
- postura
- relação com o mundo
- Exorcizar as crenças / pensamentos limitantes
- Desenvolver elevado nível de autoconhecimento
- Mindset corresponde ao valor que damos ao fracasso e ao esforço
- Não viver na sombra da imagem que construímos de nós mesmos
- Fracassos são desafios e não o fim
- Nenhuma capacidade antecede o esforço
Aplicação do Mindset de Crescimento na sua Educação Financeira e Renda Variável
I - O conhecimento é a base da segurança
Ele será a sua maior proteção contra as péssimas escolhas que você poderá realizar com o seu dinheiro e seus investimentos. Descubra as verdadeiras fontes de conteúdo teórico-prático com menor grau de contaminação de viés de mercado, ou seja, caminhos com menor necessidade de pagamento de taxas para terceiros.
II - Esforço estará nos estudos e no seu trabalho que gerará renda
Os seus resultados virão como consequências desse estudo prévio de como funciona o mercado financeiro, quais são as taxas envolvidas e como declarar seu imposto de renda, noção básica dos ciclos econômicos, como adotar uma Estratégia Barbell adaptada de Nassim Taleb com gerenciamento de risco e como incorporar uma mentalidade e visão do longo/longuíssimo prazo nos moldes do Warren Buffett.
Idealmente, estudar tudo isso enquanto, no início, está formando sua reserva de emergência, reduz muito a chance de começar a investir em renda variável sem um conhecimento de base mínimo e resultar em desastres ou até mesmo a sua ruína.
Mas não caia na armadilha de achar que os investimentos serão apenas o necessário para você atingir o seu objetivo. Será do seu trabalho que virá a renda que, primeiramente, o manterá vivo e, secundariamente, fomentará a sua estrutura de portfólio de investimentos e da construção da sua aposentadoria.
Por esse motivo, ajustar sua mentalidade a entender que seu trabalho e sua atividade será uma ferramenta de troca para o processo inicial da construção da sua independência e mudança de vida. Discutiremos isso mais para frente.
III - Montar estratégias com adequado gerenciamento de risco
Entender isso é impedir estar sujeito ao risco da ruína em qualquer campo da sua vida.
A ruína te tira do jogo, sem a possibilidade de recomeço no mesmo patamar anterior ou até mesmo sem possibilidade alguma de reiniciar. Sugerimos algo parecido e adaptado da Estratégia Barbell de Nassim Taleb, como mencionado acima, onde você expõe grande parte (dos seus investimentos, do seu trabalho, por exemplo) em algo muito conservador e com mínima volatilidade.
E, no outro lado, uma menor parte em algo mais volátil e com elevado potencial positivo, que pode multiplicar por várias vezes. Chamaremos isso de convexidade e também desenvolveremos muito esse ponto nos outros textos.
IV - Volatilidade (oscilações nos preços dos ativos) existe, vai acontecer e isso é bom
Esse erro é muito comum e um dos principais motivos de afastar a grande maioria da renda variável.
A principal causa é a falta de estudo sobre o tema e da falta de estratégia para aproveitar esses momentos. Na verdade é justamente pela volatilidade existir que se torna possível indivíduos terem uma perspectiva de ascensão e evolução de patamar pelo aumento de seu portfólio secundário a um adequado gerenciamento de risco.
Assim, com uma estratégia montada adequadamente a volatilidade pode ser sua aliada.
V - Você só vai prosperar se tiver investimentos em renda variável
A grande maioria, pela crença limitante e o medo gerado pelo desconhecimento, foge da renda variável para no máximo se expor em algum item de renda fixa que considere mais seguro por ver as pessoas próximas também fazerem.
É na renda variável que você estará exposto e sucessivas multiplicações do valor dos seus ativos. Claro que com maior risco, principalmente na estratégia que você decidir seguir. Mas, será principalmente nela que você poderá atingir e até ultrapassar seu objetivo inicial.
Conversaremos mais sobre como se relacionar com ela de forma a não se abalar com as flutuações inerentes a ela.
V - Ter reserva de emergência e caixa de oportunidade te dão tranquilidade para atravessar qualquer crise
Por exemplo, imagine um indivíduo que possua uma quantia de seu patrimônio em um ativo pouco volátil, com alta liquidez, seguro e descorrelacionado que não afunda junto com uma grande queda da bolsa de valores e uma pequena parte em ativos voláteis em renda variável.
Em uma grande queda do mercado, a sua parte volátil vai sofrer e diminuir. Porém como ele possui caixa para oportunidades com alta liquidez, ele é capaz de aumentar seu número de bons ativos por um preço muito menor e, por consequência, elevar o patamar de seu patrimônio e rendimento do seu portfólio.
VI - Exposição convexa antes dos eventos devastadores acontecerem
Esses são os 2 conceitos que mais aprendi ao ler as idéias de Taleb.
O de se preparar ANTES para as diversas possibilidades de desfecho de determinado cenário e de expor aos mesmo de forma convexa, onde você propicia como resultado uma chance de perda limitada e uma chance de ganho que pode tender ao infinito.
Veja mais sobre esse tema nos textos sobre a Antifragilidade.
Para o nosso PROJETO SERANTIFRÁGIL é fundamental que você desenvolva ao máximo uma mentalidade que o favoreça atravessar todo o caminho da mudança e o torne capaz de manter o foco e o objetivo estabelecido, mesmo nos momentos mais turbulentos.