Pular para o conteúdo

Conteúdos

ANTIFRAGILIDADE

A origem da palavra Antifrágil

Antifrágil é um conceito relativamente novo trazido por Nassim Nicholas Taleb em sua coleção de obras chamada “Incerto”. Mencionado no segundo livro “A lógica do cisne negro” em 2007 e que depois virou o tema do quarto livro da série, esse conceito nasceu para nomear algo que o próprio autor fala que já estava entre nós por toda nossa história.

O que significa Antifrágil?

Se tivéssemos que buscar uma definição: 

Antifrágil corresponde a tudo aquilo que se beneficia com a volatilidade ou algum irmão da desordem em uma forma convexa à sua exposição.

Calma, não vá embora, vamos explicar isso melhor a seguir.

Por ser um conceito relativamente novo e muitas vezes propagado de forma distorcida, precisamos desenvolver melhor o que Ser Antifrágil corresponde.

Taleb observou que as denominações que usávamos para descrever um objeto, um sistema, uma empresa ou mesmo uma pessoa não eram suficientes em relação tanto a sua constituição quanto à sua resposta a agentes estressores.

A melhor representação gráfica do seu significado

Essa é a melhor representação gráfica para explicar o conceito da antifragilidade.

Ele apresenta a tríade que contém o:

A tríade: Frágil, Robusto/Resiliente e Antifrágil

Conhecemos bem os conceitos do FRÁGIL, que corresponde a tudo aquilo que tem alta sensibilidade a desordem e a volatilidade e quebra ou se desfaz na presença destes, 

e do ROBUSTO/RESILIENTE, que corresponde a tudo aquilo que aguenta os impactos desses agentes e permanece idêntico à sua forma inicial desde respeitado o seu limite de resistividade da sua constituição, ou seja, a intensidade do agente é tão grande que o robusto passa a não resistir e quebra, tornando-se frágil.

O autor aponta que ambos, que por muito tempo foram chamados de situações opostas, na verdade não são. 

Introduz, então, o conceito de ANTIFRÁGIL onde este corresponde ao oposto de frágil e que é capaz de beneficiar-se à exposição ao que ele intitula como os Irmãos da Desordem tornando-se melhor e mais forte após a interação entre o agente estressor e o objeto ou indivíduo.

Quem são os irmãos da desordem

Os Irmãos da Desordem são:

Em resumo, para ficar mais fácil entender

Assim temos:

Porque você deve aplicar o conceito da antifragilidade em sua trajetória?

Aplicando o conceito de antifragilidade em todos aspectos da sua vida você aprenderá a atravessar a construção do seu caminho de uma forma mais consistente, aprendendo que a volatilidade (ou os problemas) são parte do processo e temos que estar preparados para cada situação.

Dessa forma você sempre estará exposto a qualquer desfecho, sempre se beneficiando do que acontecer.

Isto é libertador pois o foco será sempre construir dentro das suas escolhas, para o seu trabalho, a sua saúde ou a sua carteira de investimento, uma exposição aos eventos tanto positiva quanto negativa, ao invés de ficar apostando ou torcendo para o evento ou desfecho  em si acontecer.

Por exemplo, se acontecer o pior cenário, como por exemplo:

Você possui exposição que no mínimo suaviza ou até se beneficia desse cenário.

Caso aconteça o melhor cenário positivo, como você já tem previamente exposições favoráveis, você também ganha com esse desfecho.

Aprenderemos a desenvolver tudo isso ao longo dos conteúdos em nossas diversas plataformas.

Conceitos associados ao mundo da antifragilidade

Exploraremos mais esse mundo da antifragilidade como todos os seus conceitos associados, veja alguns deles abaixo:

Aprofundando nas idéias de Nassim Taleb

Se você se interessou pelo livro “Antifrágil: coisas que se beneficiam do caos” de Nassim Taleb deixarei AQUI o link para poder ter acesso a obra completa e ver todos os conceitos que envolvem a antifragilidade.

O ideal é começar pela ordem cronológica das obras para entender melhor todos esses conceitos associados. A sequência é: “Iludidos pelo acaso”, “A lógica do cisne negro”, “Antifrágil: coisas que se beneficiam do caos”, “A cama de procusto” e “Arriscando a própria pele”.